Fonte da imagem: http://projecto.rcaap.pt/ |
"A gestão da informação e do conhecimento nas organizações, constituem-se como factores determinantes de competitividade. Esta gestão proporciona as condições necessárias para o aproveitamento dos recursos e capacidades de informação, criando condições para que a organização se adapte e molde ao seu meio de actuação. Hoje em dia, seja qual for a sua área de negócio, está em constante mutação, sendo desta forma, cada vez mais determinante a constante actualização no sentido da adopção das melhores práticas.
A gestão documental aliada à gestão da informação, permite às organizações racionalizar os seus investimentos nesta área, garantindo o tratamento e protecção adequados, possibilitando uma gestão mais eficaz, reduzindo custos e aumentando a melhoria do desempenho dos serviços.
No que concerne aos conteúdos resultantes da produção intelectual de uma instituição de ensino superior, é determinante que a sua gestão seja delineada seguindo as melhores práticas, criando um repositório digital que faça a recolha e preserve a produção intelectual da sua comunidade académica. Os repositórios digitais contribuem para a reforma da comunicação científica, estimulando a inovação e a produção de conteúdos. Para além disto, servem como indicadores tangíveis da qualidade de uma instituição de ensino superior, ao demonstrar a sua relevância científica, social e económica dos seus projectos de investigação, aumentando desta feita a visibilidade da instituição, prestígio e valor público."
Fonte do texto:
VIEIRA, A. (2011). Repositório Digital e Plataforma de Gestão de Processos: uma arquitectura integrada (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário