Literacia

sábado, 18 de dezembro de 2010

Como escrever para a Web

Como escrever para a Web
Bases para a discussão e construção de manuais para redações online


O novo livro de Guillermo Franco apresenta exemplos práticos sobre como escrever para publicações on-line, além de oferecer material de pesquisa de diversas fontes. O trabalho, mais do que apenas um manual, pretende ser um ponto de partida para a formação de um completo guia sobre como escrever para a Internet.

Neste livro é apresentada a teoria da "pirâmide invertida" que é uma das boas práticas na edição de texto para a  Internet.
"Pirâmide invertida" é uma metáfora utilizada para técnica de redacção noticiosa e de organização textual da informação. Tornou-se a técnica mais comum de construção das notícias e preconiza a elaboração de um "lead" em primeiro lugar. O "lead" é a abertura da notícia e a sua primeira arquitectura. Corresponde à parte capital do texto. Situa-se nos primeiros períodos e determina sempre a construção do texto e deve responder às seguintes questões-chave:

O quê?   Quem?   Quando?   Onde?   Como?   Porquê?

A "pirâmide invertida" privilegia a disposição das informações por ordem decrescente de importância. Os factos mais interessantes são utilizados para iniciar o texto.
Radicando a informação mais relevante na base invertida da pirâmide, permite-se ao editor a eventual diminuição do texto a partir do topo invertido.

Sem comentários: